Fale conosco pelo WhatsApp

Você sabe o que é Colangiocarcinoma?

mulher com mão acima da barriga
16/02/2022

Tipo raro e agressivo de câncer, o colangiocarcinoma é alvo de diversas ações de publicidade no mês de fevereiro para difundir o conhecimento sobre a doença. Entenda por que

O colangiocarcinoma é um tipo raro de câncer que se desenvolve nos ductos biliares, o canal que leva a bile produzida no fígado até o intestino.

Trata-se de uma condição agressiva e que, em mais de 80% dos casos, recebe diagnóstico tardio devido aos sintomas leves e inespecíficos que surgem inicialmente, retardando a busca por auxílio de um médico especialista em fígado.

Doença de ocorrência rara e de tratamento complexo, o colangiocarcinoma é um desafio tanto para a comunidade médica como para pacientes e seus familiares, que muitas vezes têm dificuldade em acessar informações confiáveis que embasem boas decisões quanto ao tratamento.

Quais as causas e sintomas do colangiocarcinoma?

Os sintomas do colangiocarcinoma incluem principalmente perda de apetite e de peso, fraqueza, coloração amarelada dos olhos e da pele (icterícia), urina de cor escurecida, fezes esbranquiçadas, dor abdominal e coceira.

Os sintomas costumam aparecer quando o tumor cresce e obstrui o canal biliar, causando dificuldade de passagem da bile para o intestino.

As causas do colangiocarcinoma ainda são pouco conhecidas e apenas 30% dos casos estão relacionados com fatores de risco identificáveis. Dessa forma, a maior parte das ocorrências ainda tem motivação desconhecida.

O diagnóstico da patologia pode ser feito por meio de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Quais os desafios do colangiocarcinoma?

O colangiocarcinoma é um tumor maligno raro e agressivo e, devido à baixa incidência na população em geral, normalmente não ganha a visibilidade necessária, dificultando o acesso à informação por parte de pacientes e familiares.

Esse fato levou à criação da Cholangiocarcinoma Foundation, por Stacie Lindsey. Essa importante fundação sediada nos Estados Unidos foi criada após a Sra. Lindsey ter seu irmão, Mark Clements, diagnosticado com colangiocarcinoma. A família passou por enormes dificuldades para encontrar informações confiáveis que dessem suporte às decisões sobre tratamento e qualidade de vida de Mark.

A Cholangiocarcinoma Foundation se propõe a ser um espaço para conscientizar e informar sobre colangiocarcinoma, com diversas ações planejadas para fevereiro de 2022, incluindo a conferência anual, que ocorre entre os dias 23 e 25. No mês de fevereiro, diversos edifícios nos Estados Unidos se iluminarão com a cor verde buscando também chamar a atenção do público em geral para o problema.

O objetivo é divulgar informações sobre o colangiocarcinoma para a comunidade científica internacional, mas também para pacientes e familiares. Além disso a fundação participa de ações científicas importantes que buscam ajudar no desenvolvimento de melhores tratamentos para a doença.

Tais projetos são importantes para informar, conscientizar e acolher pacientes com colangiocarcinoma e seus familiares, e devem ser vistos como uma inspiração para mais iniciativas do tipo em escala internacional.

Cooperação internacional em colangiocarcinoma

O colangiocarcinoma é ainda um desafio para toda a comunidade médica. Os tratamentos disponíveis muitas vezes são insuficientes e não são capazes de curar ou garantir uma longa sobrevida para os pacientes.

A melhor compreensão da doença, suas características moleculares e genéticas, tem possibilitado a utilização de novos protocolos de tratamento com resultados promissores. No campo cirúrgico, muito se evoluiu também nos últimos anos, sendo possível realizar procedimentos cada vez mais complexos com segurança.

Em uma patologia rara como o colangiocarcinoma, a cooperação internacional é fundamental para viabilizar o desenvolvimento de estudos e o intercâmbio de informações sobre o tema. Nesse sentido a Cholangiocarcinoma Foundation mantem a International Cholangiocarcinoma Research Network (Rede Internacional de Pesquisa em Colangiocarcinoma), que reúne especialistas ao redor de todo o globo em ações sobre o tema. O Dr. Iron Pires é membro da rede desde 2021 (VEJA AQUI – https://cholangiocarcinoma.org/icrn/international-cholangiocarcinoma-research-network/meet-the-experts/).

Para mais informação sobre colangiocarcinoma, veja nossos posts anteriores sobre o assunto.

Fontes:

Cholangiocarcinoma Foundation

Diretrizes Oncológicas

Dr. Iron Pires