Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Dr. Iron Pires

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, instituição em que fez também sua residência em Cirurgia Geral, o Dr. Iron Pires se especializou em uma área muito específica dentro do segmento das cirurgias digestivas: a cirurgia hepatobiliopancreática, em que se dedica ao tratamento de doenças benignas ou malignas que afetam o fígado, o pâncreas e as vias biliares.

Para se aprofundar nesta área, o cirurgião Dr. Iron Pires, fez residência e tornou-se cirurgião do aparelho digestivo pela Santa Casa da Misericórdia de São Paulo. Em seguida, estagiou no serviço de transplante hepático da instituição e dedicou um ano adicional à residência em transplante de fígado e pâncreas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Hoje, atua na área em grandes hospitais da capital, como Hospital Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa. É também membro da equipe de transplantes da Unifesp onde, além das atividades cirúrgicas, desenvolve projetos de pesquisa.

Cirurgião do aparelho digestivo: principais áreas de atuação

O trabalho do Dr. Iron Pires inclui o tratamento cirúrgico das principais doenças que acometem o fígado e o pâncreas, tais como metástases hepáticas, adenocarcinomas de pâncreas e cânceres que afetam o sistema hepatobiliopancreático.

No que diz respeito especificamente aos cânceres primários de fígado, o Dr. Iron detém amplo conhecimento acerca do tratamento de colangiocarcinomas — tumores malignos que se desenvolvem nos ductos biliares. Este é um tipo de câncer raro e bastante agressivo, que demanda tratamento cirúrgico especializado.

Em 2019, o cirurgião esteve no Japão para visitar a Universidade de Nagoya, o maior centro do mundo que oferece tratamento para colangiocarcinomas. O intuito do Dr. Iron Pires é se aprofundar cada vez mais no estudo deste tipo de tumor maligno, tema em que ele pretende dedicar seu mestrado e posterior doutorado.

O especialista também atua no tratamento de tumores benignos mais comuns, tais como:

  • Adenomas;
  • Hemangiomas;
  • Hiperplasia nodular focal.

Transplante de fígado

O transplante de fígado é outro procedimento bastante específico que faz parte da área de atuação cirúrgica do Dr. Iron Pires. Neste tipo de intervenção, é realizada a substituição de um fígado doente por um órgão saudável. Trata-se de uma cirurgia complexa e que demanda muito conhecimento técnico por parte do cirurgião.

No Brasil, um alto número de pacientes necessita de transplante de fígado, condição que está diretamente associada à cirrose hepática e o consequente mau funcionamento do órgão. De janeiro a julho de 2020, segundo dados do Ministério da Saúde, foram feitos 1.169 transplantes de fígado pela rede pública de saúde. Esse índice chega a dobrar quando somado aos procedimentos feitos pela rede  de hospitais privados.

O problema pode ser causado por fatores como: alcoolismo, hepatites virais, doenças autoimunes, distúrbios metabólicos e presença de gordura no fígado.

Quem deve procurar um cirurgião especializado?

A maioria dos pacientes que chegam a um consultório especializado em cirurgia hepatobiliopancreática é composta por indivíduos que descobriram uma doença no fígado, vias biliares ou pâncreas e que necessitam de tratamento cirúrgico. Estas pessoas comumente já passaram por um médico (ex: hepatologista, gastroenterologista e oncologista), que diagnosticou a enfermidade e recomendou a avaliação de um cirurgião.

O cirurgião, por sua vez, vai avaliar criteriosamente as condições clínicas do paciente para confirmar a necessidade da intervenção e as vantagens que este tratamento pode oferecer à saúde do paciente. O tratamento realizado é sempre individualizado, de acordo com as necessidades e características de cada indivíduo.

Se deseja conhecer melhor o trabalho do Dr. Iron Pires, entre em contato e agende uma consulta.

CONHEÇA A CLÍNICA